Como a cetamina é usada na anestesia
Como a cetamina é usada na anestesia
A cetamina é um medicamento usado para realizar anestesia em pacientes. É um anestésico de curta duração que é autorizados no Brasil para ser administrado por via intravenosa, intramuscular e intranasal. Embora seja mais comumente usado para anestesia e sedação, também pode ser usado para tratar alguns problemas médicos, como dores crônicas, depressão, ansiedade, ideação suicida e vícios.
O que é a cetamina?
A cetamina é um anestésico de mais de 50 anos de atuação na medicina, sendo um fármaco de curta duração e de alta potência que pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como anestésicos dissociativos. Sua ação é potente e ampla, indicado para eliminar a dor aguda, a dor crônica, prevenir dor pós operatória, tratar ansiedade, depressão, pensamentos suicidas, comportamentos suicidas e vícios. É usado para anestesia em procedimentos médicos cirúrgicos hospitalares e de clínicas, em pronto socorro, em unidade de terapia intensiva, em atendimentos de emergência terrestre e aéreo. Hoje com grande utilização em clínicas e hospitais para tratar transtornos mentais e dependência de substâncias.
Como a cetamina funciona?
A cetamina age através da interação com receptores específicos no cérebro conhecidos como receptores de glutamato, além de vários outros recepitores no cérebro e fora do cérebro. Segue potenciais locais de ligação da cetamina: recepitores NMDA, receptores AMPA, no glutamato, no sistema opioide, no sistema de monoaminas, nos recepitores de serotoninas, receptores de noradrenalina, receptores de dopamina, na colinesterase, no sistema nicotínico, muscarínico, receptores SIGMA, no mTORC, no GABA, no BNDF e no GNDF. Como se vê a atuação da cetamina é extensa e enigmática.
Como a cetamina é usada na anestesia?
A cetamina é usada para anestesiar em todas as partes do corpo. Pode ser administrada, aqui no Brasil, por via intravenosa, intramuscular e Intra nasal . O médico determinará o melhor método de administração de acordo com o procedimento médico que será realizado.
No entanto, a cetamina também pode ser usada para tratar problemas médicos, como dores crônicas, depressão, ansiedade, tendências suicidas e vícios.
Quais são os benefícios da cetamina?
A cetamina tem vários benefícios. O principal benefício é que ela produz anestesia rapidamente, além de ter efeitos colaterais menos intensos do que outros anestésicos. Ela também produz muitos efeitos analgésicos, o que significa que ela pode ajudar a aliviar as dores do paciente durante o procedimento e após seus procedimentos.
Além disso, a cetamina também pode ser usada para tratar certas doenças e distúrbios mentais. Ela foi mostrada para reduzir a ansiedade e a depressão em pacientes que não respondem aos tratamentos convencionais, e, também pode ajudar a tratar alguns transtornos alimentares e vícios.
Onde posso encontrar tratamento com cetamina?
A WMC Anestesia, em Curitiba, oferece tratamento com cetamina para depressão, ansiedade, tendências suicidas, vícios e outras condições. Eles oferecem tratamento por infusão endovenosa por bomba de infusão, onde a cetamina é administrada com precisão.
O Diretor Técnico Médico da WMC Anestesia é o Dr. Wanderson M. Carvalho, que tem o CRM-PR 15200 e o RQE 9617. O endereço registrado da clínica é Rua João Ângelo Cordeiro, 500 – Sala 28 | São Pedro, CEP 83005-570. Para mais informações, entrar em contato pelos seguintes canais: Whatsapp: (41) 99152-3713 ou Telefone: (41) 3556-0936.
A cetamina, quando usada adequadamente, oferece inúmeros benefícios para tratamento de doenças, inclusive como anestésico local. Para ter certeza de que está recebendo os melhores cuidados médicos, busque por profissionais qualificados e especializados em tratamento com cetamina, como o Dr. Wanderson M. Carvalho, da WMC Anestesia em Curitiba.